Com a eliminação de grandes times brasileiros na Libertadores e na Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro de 2011 promete ser o mais disputado dos últimos anos. Porquê? Nunca tantas equipes consideradas grandes do futebol brasileiro começarão o Brasileirão com total prioridade a esta competição. Aqui no Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional já deram adeus a Libertadores, e prometem se reforçar para disputa do nacional. Em São Paulo, Corinthians e agora o Palmeiras (depois do 6X0 para o Coritiba) entram somente focados no campeonato nacional. No Rio de Janeiro, Fluminense, Botafogo e possivelmente o Flamengo (depois da derrota para o Ceará) entram pensando só em fazer bonito no Brasileirão. Em Minas Gerais, com Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG já eliminados da Libertadores e Copa do Brasil, a mineirada vem com força máxima na principal competição nacional.
Semana que vem, mais quatro times que deixaram a Copa do Brasil estarão voltando suas forças exclusivamente ao Campeonato Brasileiro. Dos 20 clubes do Brasileirão deste ano, apenas o Santos se permanecer na Libertadores, e os quatros semifinalista da Copa do Brasil vão iniciar o campeonato disputando simultaneamente outra competição.
Com isto, é promessa de grandes jogos, sem times poupando titulares com foco total no maior e melhor campeonato nacional do mundo, que começa no dia 21 de maio.