quarta-feira, 25 de maio de 2011

CBF precisa de autorização da FIFA para antecipar janela de transferências

Ontem foi divulgado que janela de transferências seria antecipada de 1º de agosto para 15 de junho pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas isso não depende só da CBF, é que a entidade brasileira precisa antes de uma autorização da FIFA para concretizar o adiantamento da abertura da janela. Como o clima não anda muito bom entre FIFA e CBF devido aos atrasos na organização da Copa de 2014, não é de se duvidar que essa liberação demore um pouco para ocorrer. Por isso a CBF ainda não confirmou em seu site a informação.

Reveja que em 2010 foi preciso autorização da FIFA para antecipação da abertura da janela:

CBF recebe autorização da Fifa e antecipa janela de transferências

Janela de transferências internacionais será aberta nesta terça

Agora, porque a CBF estipulou a data de 1º de agosto para abertura da janela de transferências internacionais, se todos os campeonatos europeus terminam no mês de maio e o campeonato brasileiro começa também neste mês. Que acontecesse em junho ou julho a abertura, mas não em agosto na 14º rodada do campeonato. Todo ano é a mesma coisa, os clubes vão até a CBF que vai a FIFA com seguinte história:

"Queremos antecipar a abertura da janela porque o nosso calendário no Brasil é muito organizado(ironia)".

Tem que mudar definitivamente essa data da abertura da janela, isso foi estipulado em 2004  para proibir que clubes extrangeiros levassem os jogadores brasileiros no início do Brasileirão. Mas hoje a realidade do país é outra, nós importamos mais grandes jogadores do que exportamos. Prova disso, é que os únicos atletas cogitados até o momento para uma transferência para fora do país são Ganso(Santos), Damião(Inter) e Lucas(São Paulo).

Já a lista de contratações dos clubes esperando a antecipação da janela já começa a crescer. Com o Miralles e Gilberto Silva no Grêmio, Alex no Corinthians e Juninho Pernanbucano no Vasco.

Foto: Montagem

Twitter Facebook Favorites More