Crédito: Bruno de Lima/Lance.net |
1) Júlio César – Voltou este ano à seleção com Mano Menezes, deve jogar a Copa América na Argentina. Na Inter de Milão tem oscilado bons e maus momentos, jogou 37 jogos.
2) Maicon - Foi convocado por Mano no último amistoso contra Escócia, mas ficou apenas na reserva. Em seu clube não vive uma boa temporada tendo realizado 40 jogos e marcado apenas um gol.
3) Lúcio – Voltou a seleção contra Escócia também, ao contrário de Maicon como titular e capitão. Na Inter de Milão começa a ser contestado e vive uma temporada apenas regular. Jogou 44 partidas na temporada e marcou um gol.
4) Juan – Faz uma temporada boa, disputou 35 jogos. Seu nome tem sido especulado como reforço de diversos times brasileiros. Devido a sua idade e forte concorrência na defesa dificilmente voltará a seleção como titular.
5) Felipe Melo – Depois ser execrado da seleção, o jogador mantém a irregularidade, teve várias lesões e deve ser negociado pela Juventus. Jogou 35 jogos e fez um gol, levou 9 cartões amarelos e foi expulso uma vez na temporada.
6) Michel Bastos – Apesar da cirurgia, o jogador faz uma boa temporada, tendo feito 32 jogos e oito gols. É alvo de grandes times europeus como a Juventus.
7) Elano – O jogador é outro que voltou como titular a seleção contra Escócia. No Santos faz uma boa temporada, fazendo gols e sendo jogador importante no time da Vila Belmiro. Deve ir à Copa América.
8) Gilberto Silva – Fora totalmente da seleção desde a Copa na África. Está escondido na Grécia, deve voltar ao Brasil na janela de agosto, tentou vir para o Grêmio em janeiro, mas a negociação não evoluiu.
9) Luís Fabiano – As portas da seleção estão abertas para o Fabuloso, mas as lesões não ajudam. Voltou ao Brasil para jogar no São Paulo, entretanto não conseguiu estrear ainda devido às lesões.
10) Kaká – Mano já afirmou que o jogador ainda tem chances na seleção. Depois de seis meses longe dos gramados, Kaká está jogando razoavelmente bem pelo Real Madrid. Mesmo assim deve negociado em agosto. Em 17 jogos marcou 7 gols.
11) Robinho – No último amistoso, Mano deixou o jogador de fora, mas quer contar com ele para a Copa América. Oscila bons e maus jogos no Milan campeão italiano. Fez 39 jogos e marcou 12 gols até agora.
12) Gomes – É titular absoluto no Tottenham, apesar de falhar no jogo decisivo da Liga dos Campeões. Mano já chamou o jogador, mas não teve chances de jogar sob batuta do novo treinador.
13) Daniel Alves – Titular absoluto de Mano Menezes, inclusive fazendo gols. Faz uma ótima temporada pelo Barcelona fazendo gols e sendo muito importante no esquema tático de Guardiola.
14) Luisão – Está de volta a seleção também. É o xerife e líder do Benfica, mantém a boa fase no time português que chegou a semifinal da Europa League.
15) Thiago Silva – Outro titular absoluto do novo treinador da seleção. Chamado de monstro, tem feito uma grande temporada pelo Milan com 37 jogos e um gol.
16) Gilberto – Sua participação na seleção terminou na África do Sul. É reserva no Cruzeiro apesar de entrar bem nos jogos. Deve ser negociado, há muito tempo não joga mais como lateral esquerdo.
17) Josué – Um dos símbolos da era Dunga, nunca mais teve chance na seleção. É titular no seu time que está lutando contra rebaixamento no campeonato alemão.
18) Ramires – Foi vendido ao Chelsea pelo Benfica, na Inglaterra vive grande fase e é titular absoluto de Mano Menezes.
19) Julio Baptista – Mesmo tendo sofrido uma lesão no início do ano, jogador tem sido peça fundamental no time do Málaga marcando 9 gols em 10 jogos. Apesar da boa fase, Baptista não deve voltar a seleção tão cedo.
20) Kleberson – Está no Atlético-PR e jogou apenas um jogo até agora. Para a seleção dificilmente volta, sua convocação para Copa da África foi contestada.
21) Nilmar – Vive grande fase sendo um dos artilheiros do campeonato espanhol. Já realizou 41 jogos na temporada , fazendo 18 gols. Na seleção já recebeu chance de Mano e inclusive fez gol. Pode aparecer na lista da Copa América.
22) Doni – Nome mais contestado na lista de Dunga, alterna entre a reserva e a titularidade do Roma. Nesta temporada jogou 19 partidas. Fora da seleção, só foi a Copa por ser atleta da confiança de Dunga.
23) Grafite – Está longe da boa fase que o levou a ser um dos artilheiros do campeonato alemão no passado. Nesta temporada, são 30 partidas e 9 gols e o clube ameaçado de rebaixamento. A Copa na África deve ter sido a primeira e última competição pela seleção que o atleta disputou.
Os excluídos de Dunga
Adriano – Foi demitido da Roma por problemas disciplinares e seguidas lesões, chorou para jogar ao Flamengo, não levou, foi pro Corinthians e novamente se lesionou antes mesmo da estréia, deve ficar parado por cinco meses. Na seleção só volta se fizer uma temporada semelhante à de 2009 pelo Flamengo e mantiver-se longe da noite.
Ronaldinho Gaúcho – Chegou ao Flamengo no início do ano, após leilão executado por seu irmão entre clubes brasileiros. Até agora não honrou o dinheiro investido nele e já recebe críticas da torcida rubro-negra. Na seleção, Mano deu uma chance a ele no final de 2010 contra Argentina, e R10 repetiu suas atuações apáticas, longe do grande jogador dos tempos de Barcelona.
Neymar – Sem comentários, no momento é melhor atacante brasileiro em atividade, titular absoluto de Mano, nome certo na Copa América.
Ganso – Depois seis meses afastado por lesão voltou em grande estilo, continua a ser o melhor meia do Brasil. Recentemente se lesionou novamente, o que colocou em risco sua ida a Copa América.
OBS: "Este post já havia sido postado na quinta-feira, 12, porém por problemas na rede blogspot, acabou sendo excluído como outros que eles conseguiram recuperar e outros que estamos refazendo."