-Há exatos vinte anos , Nelson Piquet ganhava pela ultima vez na Fórmula 1 no GP do Canadá em Montreal. E essa não foi qualquer vitória.
-Ayrton Senna vinha de 100% de aproveitamento com quatro vitórias em quatro corridas e lider absoluto do campeonato. Mas as Williams de Nigel Mansell e Ricardo Patrese queriam mudar esse score.
-Dobradinha na primeira fila com as duas Williams, os dois pilotos na corrida abriram muita vantagem sobre a McLaren de Ayrton e as Ferraris de Prost e Alesi.
-Piquet vinham quieto, comendo pelas beiradas, comboiando esse pelotão com a sua Benetton.
-Aos poucos começava a sorte virar para o lado brasileiro. Primeiro com o abandono de Ayrton e pouco depois com o abandono de Prost e Alesi. Ainda houve o pneu furado de Patrese que possibilitou a Nelsão guiar de modo conservador, já que Mansell estava quase a 1 minuto na frente do piloto brasileiro.
- O leão abusava da potência do motor Renault do team inglês fazendo voltas voadoras uma atrás da outra.
-Na última volta com tanta vantagem o "leão" fazia tchauzinho para as câmeras mas dai quem rugiu mais alto foi o motor que na entrada do hairpin se entregou. Piquet que vinha tranquilo passa por aquilo para a vitória histórica que marcou a sua última na Fórmula 1 e como ele mesmo disse“quase tive um orgasmo quando vi o carro do Mansell parado!”
-Grande Nelson Piquet, 20 anos deste momento histórico.