Foto: Juan Mabromata/AFP
Hoje é a final da Libertadores da América de 2011, entre craques e pernas-de-pau, muitos times estrangeiros se destacaram, com isso fizemos o levantamento dos melhores jogadores dos clubes dos países que participaram da competição mais disputada da América. Muitos deles poderiam reforçar alguns clubes brasileiros. Confere ai:
UNIVERSIDAD CATÓLICA
Lucas Pratto – Argentino carrasco do Grêmio na Libertadores da América. É um excelente atacante. Firme na bola aérea e foi destaque da Católica no título chileno da última temporada de 2010. Tem apenas 23 anos, 1,88m e 82kg. Está negociado com o Genoa da Itália.
Marcelo Cañete – Ao lado de Lucas Pratto, o jogador foi destaque nos duelos contra o Grêmio. Bom toque de bola, bom drible e passe. Pertence ao Boca Juniors, da Argentina. Emprestado até o fim do ano, o clube chileno pode perder o atleta. Jogador de apenas 21 anos, tem 1,79m e 72kg.
Juan Eluchans – Outro destaque nas partidas contra o Grêmio. Lateral esquerdo que marca muito forte e sobe com muita qualidade, apesar dos 31 anos de idade. Outro argentino no elenco do Universidad Católica. Pode atuar também como volante.
LIBERTAD
Miguel Samudio – Brilhou nas oitavas de final contra o Fluminense. Jogador de muita habilidade e velocidade. Atuou, na maioria das vezes, como lateral esquerdo, mas joga também, e com muita qualidade, de segundo volante ou terceiro homem de meio campo. Outro jogador jovem, apenas 24 anos.
Rodolfo Gamarra – Jogador das categorias de base do Libertad. Teve ótima atuação em vários jogos da Libertadores da América. Outro jovem que brilhou na competição, tem 22 anos. Tem como características a velocidade e o drible. Gosta de jogar pelos lados. Tem 1,68m e 66kg
JUNIOR BARRANQUILLA
Giovanni Hernández – Foi o grande pensador do meio campo do Junior. Jogador muito inteligente e técnico, apesar de seus 35 anos. Brilhou na primeira fase da competição, principalmente no jogo, em Barranquilla, contra o Grêmio.
ONCE CALDAS
Wason Rentería – Quem não se lembra dele? Ex jogador do Internacional foi importantíssimo para o Once Caldas, marcando gols decisivos. Querendo ou não foi um dos bons atacantes dessa Libertadores de 2011. Rentería ainda é um jogador jovem, 25 anos. Será que vale apostar de novo neste jogador?
Matías Mirabaje – Acho que vale a ressalva a este jogador. Teve boas participações. Nada de espetacular, mas teve uma boa média de atuações. Quando tive oportunidade de assistir aos jogos do Once Caldas me agradou muito. Jogador habilidoso com certa velocidade. Bom armador. É um jogador canhoto de apenas 22 anos.
NACIONAL
Coates – Jogador comparado a Diego Lugano e pretendido por Grêmio e São Paulo. Não teve muito destaque nesta Libertadores. Contudo, brilhou muito no campeonato Uruguaio. É um jogador que vale a pena observar com mais cuidado. Jogador de 20 anos e 1,96m, estatura ótima para zagueiro. Tem futuro. Seria excelente contratação para qualquer clube brasileiro.
Por outro lado, Facundo Piriz, jogador que o Inter queria no início da temporada, não deu uma boa resposta.
VELEZ
Santiago Silva – Atacante Uruguaio conhecido como ‘El Tanque Silva’ teve boas atuações, mas ficou marcado pelo pênalti que perdeu nas semifinais contra o Peñarol. É um jogador de bom poder de conclusão e muita força física. Já é um jogador rodado e já entrou na casa dos 30 anos. Teve uma passagem apagada pelo Corinthians em 2002.
Maxi Moráles – Jogador muito interessante. Baixinho muito habilidoso e artilheiro. Apontado como um dos principais jogadores do futebol Argentino. Com seus 1,60m e 54kg mescla velocidade e muita técnica com dribles desconcertantes. Ótimo jogador. Em 2007 conquistou o campeonato mundial sub-20 pela seleção Argentina. Atualmente tem 24 anos. Vale a aposta.
Juan Martinez – Venho há algum tempo falando que este jogador joga muita bola. Dribla fácil, tem força física, faz gols e foi um dos grandes destaques desta Libertadores. Tem 25 anos e é um dos melhores jogadores do Vélez.
Emiliano Papa – Quem já viu jogos do Vélez, certamente se lembra de um baixinho jogando pelo lado esquerdo. Pois é, este jogador é Emiliano Papa. Jogador muito rápido e bastante habilidoso. Ótimo lateral esquerdo. Para certos clubes não serviria, porque não tem ‘corpo’. É batedor de faltas e escanteios na equipe do Vélez. Jogador de 29 anos.
COLO COLO
Esteban Paredes – Jogador pretendido pelo Grêmio. Seu ex parceiro de ataque Miralles já foi contratado pelo tricolor. Foi convocado para última copa do mundo. O centroavante canhoto do Colo-Colo marcou quatro gols na primeira fase da Copa Libertadores da América. É experiente, tem 31 anos.
CERRO PORTEÑO
Jonathan Fabbro – Meia atacante muito habilidoso. Foi o maior investimento do Cerro para a Libertadores. Fez um golaço contra o Santos, chutando uma bola do meio da rua na gaveta. É um dos grandes nomes da competição. É um jogador experiente, tem 29 anos.
Manuel Iturbe – Jogador de apenas de 18 anos é comparado a Messi. Não se firmou como titular nesta Libertadores. Geralmente, entrava durante as partidas, mas quando entrava mudava a história do jogo. Está sendo negociado com o Porto.
Julio do Santos – Ex jogador do Grêmio foi um dos destaques do Cerro na competição. Jogador de muito bom toque de bola e habilidade. Foi o camisa 10 da equipe na competição. Jogador de 28 anos.
PEÑAROL
Alejandro Martinuccio – Atacante Argentino principal responsável pela queda do Inter na competição. Marcou um gol dentro do estádio Beira-Rio. O jogador tem liberdade para criar e chegar a frente finalizando. Seria titular em qualquer equipe do futebol brasileiro. Grêmio demonstrou interesse no jogador, mas, no segundo semestre, deve se transferir para o Palmeiras. Jogador de 23 anos.
Manuel Olivera – Atacante de 29 anos é o artilheiro do Peñarol com 5 gols. Faz uma dupla espetacular com Martinuccio.
Matías Corujo – Pode atuar como lateral direito, mas vem jogando no meio de campo aberto pela direita. Fez o gol contra o Internacional em Montevidéu. É um jogador de ótima marcação e chega muito bem a frente. Seria titular fácil na dupla Grenal. Jogador excelente. Poucos falam, mas é um dos ótimos atletas desta Libertadores.
Darío Rodriguez – Jogador experiente de 36 anos. Lateral esquerdo fez ótimas partidas com a camisa do Peñarol. É jogador de ótima marcação e de boa chegada a frente, apesar da idade. Não valeria a aposta neste jogador, mas vale o destaque pelas boas atuações.