domingo, 31 de julho de 2011

Por que tanta ingratidão R10?

Ronaldinho Gaúcho ao comemorar de forma eufórica o gol contra Grêmio e no intervalo do jogo afirmar que não havia nada de diferente ao enfrentar o clube que o lançou para o futebol deixou no ar uma pergunta que todos os gremistas, muitos jornalistas esportivos e até mesmo alguns colorados gostariam de fazer para ele: “Ronaldinho porque tanta ingratidão, o que a torcida gremista lhe fez de tão grave?” Em 2001, ele teve uma saída conturbada do Grêmio, teve atritos com então presidente José Alberto Guerrero, mas partir dali R10 ganhou o mundo e dinheiro com seu grande futebol e a relação com o Grêmio ficou em standby.

Foto: Agência Estado
Com grande momento vivido pelo jogador no Barcelona, sendo eleito 2 vezes o melhor do mundo, era recebido em Porto Alegre com status de popstar. Em 2006, o Barça enfrentou o Internacional no Mundial Interclubes, muitos torcedores torceram pela redenção de Ronaldinho com Grêmio, no sonho de muitos tricolores ele tiraria o título do arqui rival e ali estaria redimido com a torcida gremista. O Inter foi campeão mundial e estava adiada mais uma vez a reconciliação entre R10 e a torcida gremista.

Em 2009, ao assumir a presidência do Grêmio, Duda Kroeff deu início ao processo de reaproximação da família Assis Moreira e Ronaldinho com o tricolor gaúcho. No dia 20 de junho de 2009, Duda recebeu Assis em seu gabinete no Olímpico, que deixou o encontro afirmando que havia sido dado “o pontapé inicial” para o retorno do jogador. Kroeff  teria garantido, que em sua gestão, as portas para o retorno sempre estariam abertas.

No dia 12 de dezembro do mesmo ano, a reaproximação sofreu um pequeno deslize, quando no jogo em que marcou a despedida do goleiro Danrlei, Assis foi vaiado pelos mais de 30 mil torcedores presentes no Olímpico.

Foto: Divulgação
No final de dezembro de 2010, veio a grande chance da reconciliação de R10 com a torcida gremista, Ronaldinho estava disposto a voltar ao Brasil de olho na Copa de 2014. Flamengo, Palmeiras, Corinthians pintavam na disputa pelo craque. Foi quando se noticiou que Grêmio entrava na disputa e muito forte, com entrevista de Assis confirmando que as possibilidades eram grandes. Ali se iniciou a novela R10, com recorde de Ibope, a Globo até hoje pensa em contratar Assis para diretor da próxima novela das oito (ironia). 

Desde aquele momento a torcida gremista em sua maioria apoiou a contratação, depois de muita especulação, já assinou com Palmeiras, isso e aquilo, a novela se arrastou até janeiro de 2011, mas tudo se encaminhava para o acerto com Grêmio. A imprensa gaúcha já dava como certa contratação, o presidente gremista, Paulo Odone já abria a temporada no vestiário com discurso forte que Ronaldinho estaria de volta ao clube. No twitter do jogador, ele postou: “Pela minha vontade já estaria com a camisa do Grêmio”.

Daí no dia de ser apresentado e com a festa pronta no Olímpico, Ronaldinho e Assis permaneceram no Rio, mesmo assim a torcida gremista mantém a confiança no acerto. Até que o vice-presidente do Milan, ao lado da presidente do Flamengo anunciam R10 está 99% fechado com Flamengo. Ali se encerrava mais uma vez a possibilidade de reconciliação de R10 com torcida gremista.

Foto: Fernando Gomes/ClicRBS

Agora, volto à pergunta inicial porque tanta ingratidão de Ronaldinho com a torcida do clube que o revelou, que um dia ele disse amava e que se dependesse dele estaria de volta ao Grêmio. Tudo bem, Ronaldinho escolheu o Rio, a noite carioca e o dinheiro do Flamengo, agora o mínimo de respeito com os torcedores do time que criou ele e o seu irmão Assis. Muitos jogadores, muitas vezes de qualidade duvidosa quando fazem um gol contra o clube que os lançaram para futebol não comemoram numa espécie de respeito, educação aquela agremiação que o revelou para o futebol. Também cumprimentam jogadores e funcionário do antigo clube e sempre falam da emoção de enfrentar o seu ex-clube.

O que vimos neste sábado (30), foi um sujeito que parecia estar guerra com todos que não estivessem com a camisa do Flamengo, se pudesse pisava na camisa do GrêmioForam contatos rápidos com jogadores do tricolor gaúcho, o atleta apenas deu um aperto de mão com Fábio Rochemback depois do sorteio da posse de bola e nos primeiros minutos um abraço carinhoso em Gilberto Silva, com quem conquistou a Copa do Mundo de 2002. Ao final da partida, R10 falou em respeito ao tricolor gaúcho, mas que respeito é este que nem cumprimentar seus adversários você pode.

Ronaldinho deveria observar o exemplo do meio-campo Anderson(ex-Grêmio) hoje no Manchester United. O atleta que defendeu o tricolor gaúcho na série B mesmo vendido ao Porto, e dias antes de ir para Portugal jogou até um grenal de juvenis, só porque gostaria de ganhar mais um título pelo seu clube.

Tenho minhas dúvidas sobre a presença dele no jogo válido pelo returno do Brasileirão em outubro no estádio Olímpico, porque com suas atitudes hoje R10 apenas despertou mais indignação na torcida gremista, só aumentando um clima desfavorável  para ele.

Twitter Facebook Favorites More