O atacante do Internacional, Leandro Damião, já fez sozinho 6 gols no Campeonato Brasileiro 2011 e está apenas três gols atrás do artilheiro do Brasilerão, Ronaldinho Gaúcho. Enquanto isso, o ataque do Grêmio decepciona o torcedor. Os atacantes gremistas marcaram 6 gols, divididos em 5 atacantes. Apesar de muito criticado pela torcida, o jogador Junior Viçosa, que não está mais no Olímpico, foi o atacante que mais marcou gols, foram dois em cinco partidas. Uma média de 0.40 Gols/Jogo. Depois, Roberson, Miralles, Leandro e André Lima fizeram um gol cada. Contudo, o Grêmio tem uma partida a menos, talvez com esse jogo que falta o ataque possa se recuperar e podemos dar um pequeno desconto para Miralles, Roberson e André Lima que ainda não atuaram 10 jogos no Brasileirão.
Vale lembrar que no começo do ano, o Grêmio liberou o Borges para o Santos. O atacante já marcou 8 gols em 12 jogos disputados pelo time santista no campeonato. Em toda a competição, o Santos já fez 16 gols (mesma quantidade que o Grêmio), ou seja, Borges marcou a metade. Além disso, o jogador tem a melhor média de gols por partida do Brasileirão com 0.67 Gols/Jogo, e mesmo criticado foi o artilheiro do Grêmio no Campeonato Gaúcho 2011.
Vale lembrar que se não fosse Damião, o ataque colorado seria uma tragédia. Pois além dele, Zé Roberto que atua ao lado de Damião marcou dois gols no Brasileirão; e Ricardo Gourlat e Cavenaghi (que não está mais no Internacional) fizeram um gol cada.
Observação: Roberson entrou na lista pois ele estava atuando como atacante no gol que o jogador marcou contra Vasco.