Neste 20 de setembro, o Bota de Gaúcho resolveu homenagear a Revolução Farroupilha imaginando como seria a Seleção Gaúcha de futebol atualmente, formada apenas por treinador e jogadores nascidos no Rio Grande do Sul. Lembrando que a Seleção Gaúcha existiu durante a segunda metade do século 20, não era reconhecida pela FIFA, e convocava seus jogadores independente de já terem jogado ou não pela seleção brasileira. O uniforme era todo branco, com três listras na parte frontal da camiseta, essas listras eram em verde, vermelho e amarelo cores da bandeira gaúcha.
Em alguns países algumas regiões possuem seleções que não disputam torneios oficiais como na Espanha, a região da Catalunha possui uma seleção que até já enfrentou Brasil e Argentina em amistosos. A Seleção Catalã de futebol não é reconhecida pela FIFA e, assim, só pode jogar partidas amistosas a nível internacional. Também em terras espanholas há a seleção da região do País Basco que não é afiliado a FIFA e por isso só joga amistosos.
![]() |
Foto: Site Terceiro Tempo |
Depois desta breve explicação vamos começar a formar a seleção gaúcha de futebol. Nosso Ricardo Teixeira seria o Francisco Noveletto (presidente da Federação Gaúcha de Futebol) caberia a ele escolher entres diversos treinadores gaúchos conhecidos como: Felipão, Mano Menezes, Dunga, Paulo César Carpegiani, Tite e Celso Roth.
Para defender o gol da equipe gaúcha, entre os nomes mais conhecidos teríamos: Muriel e Renan (Inter), Cássio (ex-Grêmio atualmente no PSV da Holanda), Marcelo Grohe (Grêmio) e Fernando Prass (Vasco).
Nas laterais o treinador teria a disposição jogadores como: Maicon (Inter-ITA), Michel Bastos (Lyon), Bruno Collaço (Grêmio) e Felipe Mattioni (Espanyol-ESP).
Na zaga teria o pentacampeão Anderson Polga (Sporting de Portugal), além de Bolivar e Romário Leiria (Inter), Saimon (Grêmio), Neuton (Udinese) e o desconhecido Rômulo (Fiorentina-ITA).
Para posição preferida de Celso Roth, os volantes teríamos nomes como: Tinga (Inter), Rochemback, Fernando e Adilson (Grêmio), Anderson (Manchester United), Rodrigo Possebon (Santos), Edenilson (Corinthians).
Do meio para frente o time teria jogadores como: Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Luiz Adriano e Douglas Costa (Shakhtar Donetsk- UCR), Carlos Eduardo (Rubin Kazan-RUS), Daniel Carvalho (Atlético-MG), Rafael Sóbis (Fluminense), Taison (Metalist-UCR), Diogo Rincón (Kavala-GRÉ), Paulo Baier (Atlético-PR) e Lucas Gaúcho (Portuguesa).
Eai gostou se esquecemos de algum jogador gaúcho? Comente que a gente inclui no post e aproveite para escalar o seu time titular. O time do editor deste post seria: Muriel; Maicon, Saimon, Polga e Michel Bastos; Fernando, Rochemback, Anderson e Douglas Costa; R. Gaúcho e Luiz Adriano. E o seu?