A bagunça anual do calendário da Conmebol para Libertadores pregou mais uma peça para o torcedor brasileiro neste ano o Campeonato Brasileiro pode ter G3, G4, G5 e até G6. A declaração do porta-voz da entidade, Nestor Benítez, garantiu que, caso o campeão da Sul-Americana já tenha conseguido uma vaga por outros meios (caso do Vasco, que já tem a sua por ser vencedor da Copa do Brasil), a vaga para a Libertadores será herdada pelo segundo colocado. Ou seja, o Brasil só terá 6 vagas para Libertadores 2012, não mais que isto, duas já estão ocupados por Vasco (Campeão da Copa do Brasil 2011) e Santos (Campeão Libertadores 2011) sobram 4 ou 3 vagas a serem definidas no Brasileirão.
Então para termos um G3 no Brasileirão basta que Flamengo, Botafogo ou São Paulo seja campeão da Sul-Americana 2011, e Vasco e Santos não terminem entre os 3 primeiros do Brasileirão.
Exemplo: Flamengo(Campeão da Sul-Americana); Brasileirão: 1º Corinthians, 2º São Paulo e 3º Botafogo.
Para termos G4 no Brasileirão há 4 hipóteses:
1) Flamengo, Botafogo ou São Paulo ganhar a Sul-Americana e terminar entre os 4 primeiros colocados. Exemplo: Botafogo(Campeão da Sul-Americana); Brasileirão: 1º São Paulo, 2º Corinthians, 3º Botafogo e 4º Fluminense.
2) Seria de nenhum brasileiro ganhar a Sul-Americana este ano e Vasco e Santos não terminarem entre 4 primeiros colocados do Brasileirão. Exemplo: Clube estrangeiro (Campeão da Sul-Americana); Brasileirão: 1º São Paulo, 2º Corinthians, 3º Botafogo e 4º Fluminense.
3) O Vasco ser campeão da Sul-Americana e o time carioca e o Santos não terminarem entre 4 primeiros colocados do Brasileirão. Exemplo: Clube estrangeiro (Vice-Campeão da Sul-Americana); Brasileirão: 1º São Paulo, 2º Corinthians, 3º Botafogo e 4º Fluminense.
4) Qualquer clube brasileiro ganhar a Sul-Americana(exceto o Vasco), e Vasco ou Santos terminarem entre os 4 primeiros colocados. Exemplo: São Paulo (Campeão da Sul-Americana); Brasileirão: 1º Vasco, 2º Corinthians, 3º Botafogo e 4º Fluminense.
Já para termos G5 há 3 hipóteses:
1) Nenhum time brasileiro ganhe a Sul-Americana e Vasco ou Santos terminem entre os 4 primeiros colocados do Brasileirão. Exemplo: Clube estrangeiro (Campeão da Sul-Americana); Brasileirão: 1º São Paulo, 2º Corinthians, 3º Vasco, 4º Fluminense e 5º Flamengo.
3) Um time brasileiro (exceto Vasco) ganhar a Copa Sul-Americana e Vasco e Santos terminarem entre os 4 primeiros colocados. Exemplo: Botafogo (Campeão da Sul-Americana); Brasileirão: 1º São Paulo, 2º Corinthians, 3º Santos, 4º Vasco e 5º Flamengo.
É pelo visto, o torcedor da dupla grenal pode acreditar ainda no sonho da Libertadores 2012, mas este ano o caminho até a competição pode ter ainda mais contas, matemática e muita secação até o final do ano.