sábado, 30 de junho de 2012

Onde estão os jogadores do Penta?


Hoje é dia 30 de junho de 2012, e há exatos dez anos o Brasil conquistava o seu quinto título mundial de futebol. Na Copa do Mundo disputada no Japão e na Coréia do Sul, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari era formada por uma maioria expressiva de atletas que atuavam no Brasil. Mas passada uma década daquele trunfo alguns desses jogadores já abandonaram os gramados. Alguns ganharam uns quilinhos a mais, enquanto outros ainda mantêm a forma dentro das quatro linhas.

Veja aqui que fim levaram os 23 protagonistas do penta:

Marcos (38) – Goleiro que desde aquela época defendia o Palmeiras acabou se aposentando no começo deste ano.

Dida (38) – Estava parado. Quando começou a cogitar uma aposentadoria, a Portuguesa o contratou para disputar a Série A.

Rogério Ceni (39) – Titular do São Paulo desde 97, o goleiro artilheiro sofreu uma lesão no começo de 2012. A previsão da volta dele aos gramados é para o segundo semestre.

Lúcio (34) – O zagueiro que marcou época na seleção esteve perto de trocar a Internazionale pelo Inter. Depois de três anos na Internazionale atualmente está na Juventus-ITA.

Roque Júnior (39) – Depois de passar por PalmeirasMilan e Bayer Leverkusen, o defensor encerrou a carreira no Ituano em 2010.

Edmílson (35) – O jogador teve ótimas passagens pelo Lyon, da França, e pelo Barcelona, conquistando vários títulos. Disputou o último Brasileirão pelo Ceará, quando o time foi rebaixado. Depois disso anunciou a aposentadoria.

Ânderson Polga (33) – Depois da conquista do penta, o gaúcho atuou raríssimas vezes pela seleção. Desde 2003 no Sporting, de Portugal, atualmente ele está sem clube.

Cafu (42) – O lateral-direito é recordista de jogos pela seleção. Foram 148 no total. Ele também tem outro recorde. É o único jogador que disputou três finais de Copa do Mundo. Cafu se aposentou em 2010, dois anos depois de abandonar o futebol.

Roberto Carlos (39) – Depois de passar mais de dez anos no Real Madrid, o lateral-esquerdo tem duas funções no Anzhi, clube russo que ele defende. Além de atuar em campo, Roberto Carlos também é auxiliar técnico do time.

Belletti (36) – Após passar um bom tempo na Europa, o lateral retornou ao Brasil. Em 2010 ele defendeu o Fluminense na conquista do título brasileiro. No ano seguinte foi para o Ceará, onde não disputou nenhuma partida e anunciou a aposentadoria.

Júnior (39) – Passou a maior parte de sua carreira atuando em clubes do Brasil. Passou por Vitória, Palmeiras, São Paulo, Atlético Mineiro e Goiás, onde se aposentou em 2010.

Gilberto Silva (35) – Apesar da idade, o mineiro passou por poucos clubes. Cinco ao todo. Atualmente joga como zagueiro e é peça fundamental para Vanderlei Luxemburgo no Grêmio.

Kléberson (33) - Sem brilho na Europa, o jogador se destacou em clubes como Atlético
Paranaense e Flamengo. Há poucos dias rescindiu contrato com o clube carioca e agora defende o Bahia.

Vampeta (38) – Posou na G Magazine e foi rebaixado para a Segundona Paulista com o Juventus, em 2010. Aposentou-se e agora é treinador.

Ricardinho (36) – Estava no Bahia até o ano passado. Aposentou-se e agora é o técnico do Paraná, na Série B.

Juninho Paulista (39) – Sua última passagem por um clube grande foi em 2007, no Flamengo. Atualmente é o presidente do Ituano, clube onde ele começou e encerrou a carreira.

Kaká (30) – Era o novato daquela seleção. Depois de brilhar e conquistar o mundo pelo Milan, o meia joga no Real Madrid.

Luizão (36) – A passagem dele pela seleção pentacampeã é tão significante quanto a carreira dele no Grêmio. Abandonou o futebol em 2010 e agora atua como empresário.

Denílson (34) – Ele já foi a maior o jogador mais caro do mundo. Jogou no Vietnã. Infelizmente abandou o futebol precocemente. Atualmente é comentarista na Band.

Edílson (41) – O Capetinha encerrou a carreira futebolística em 2010 pelo Bahia. Agora ele também apronta na televisão.

Rivaldo (40) – Depois de ser eternizado em uma foto em que cumprimenta ele mesmo, se transferiu para a Angola, onde defende o Kabuscorp.

Ronaldinho Gaúcho (32) – Cruzou ou chutou em gol contra a Inglaterra, foi expulso e classificou o Brasil para as semi. Depois de uma passagem de altos e baixos pelo Flamengo, o meia é o destaque do Atlético Mineiro.

Ronaldo (35) – Depois de ganhar dois títulos e alguns quilos pelo Corinthians, o Fenômeno decidiu se despedir dos gramados. Ainda detém o título de maior goleador em Copas do Mundo com 15 gols.


Texto colaboração de Rodrigo Záchia Sartori.

Twitter Facebook Favorites More