quinta-feira, 14 de julho de 2011

O equilíbrio da Copa América

Copa América 2011 tem surpreendido muitos torcedores nesta primeira fase pelo equilíbrio dos jogos, muitos empates e vitórias magras. Mas porque a surpresa? As disputas acirradas nos gramados argentinos só provam a evolução do futebol sul-americano que foi demonstrada principalmente na Copa do Mundo de 2010, quando o continente teve 4 seleções (UruguaiBrasilArgentina e Paraguai) entre os 8 melhores. 

Nesta Copa América as 8 seleções classificadas para as quartas-de-finais são da América do Sul, o torneio desde 1993 conta com a participação de seleções da América Central, de lá pra cá sempre selecionados de fora da Conmebol estiveram entre os 8 melhores da competição.


Este ano finalmente temos uma competição ao nível de uma Eurocopa, todas seleções vieram com o que tem de melhor, com exceto de México e Costa Rica que estavam com equipes sub-22, mas estes são convidados e seleções consideradas coadjuvantes no torneio. Outro dado que comprova o equilíbrio da Copa América é que das 8 equipes finalistas, 7 estão invictas, apenas os peruanos foram derrotados na primeira fase e ainda sofrendo um gol aos 47 minutos do 2º tempo.

Analisando as 8 seleções que permanecem na Copa América, constatamos a presença das 5 classificadas para a última Copa do Mundo (Uruguai, Argentina, Brasil, Paraguai e Chile). Estas equipes receberam os reforços da Venezuela, a seleção que mais evolui seu futebol nos últimos anos na América do Sul; o Peru que mesmo desfalcado de Farfán e Pizarro, com um time bem armado pelo uruguaio Sergio Markarián conseguiu avançar na competição; e a Colômbia que conta com Guarin e Falcão Garcia, os dois destaques do Porto campeão da Liga UEFA.

Entre as seleções que estiveram na África do Sul, os chilenos foram os que apresentaram o melhor futebol até agora com o veloz Alexi Sanchez, cobiçado por grandes clubes europeus. O Paraguai é decepção até momento com 3 empates na primeira fase, o país está chamando mais atenção pela presença da modelo Larissa Riquelme nos estádios do que pelo bom futebol. Brasil e Argentina tem campanhas parecidas, dois empates nas primeiras partidas, críticas, quase foram derrotados e um terceiro jogo com vitória e goleada, além das boas atuações de AgueroMessiNeymar e Pato. O Uruguai tem campanha semelhante, dois empates e no terceiro jogo uma vitória magra sobre o sub-22 do México.


O que esperar das quartas-de-finais? Jogos com muita tensão e aquela velha catimba sul-americana, lembrando que o regulamento mudou este ano, se der empate teremos 30 minutos de prorrogação e depois pênaltis, ao contrário das últimas edições que ia direto para as cobranças de penalidades. Ainda bem que regulamento mudou para dar mais emoção aos jogos e com certeza com o equilíbrio desta competição é bom as equipes prepararem seus jogadores para atuarem até 120 minutos nesta fase final da Copa América.

Twitter Facebook Favorites More