A consultoria “Pluri” listou as 50 transferências mais caras da história envolvendo jogadores brasileiros. Doze atletas desta lista já vestiram as camisas de Grêmio ou Inter e entre estes 6 foram revelados pela Dupla Grenal.
No tricolor gaúcho atuaram 8 jogadores que são: Ronaldinho Gaúcho, Anderson, Emerson, Carlos Eduardo, Felipe Melo, Amoroso, Michel Bastos e Jardel, sendo os 4 primeiros revelados pelo clube. Já no colorado foram apenas 4 atletas que são: Nilmar, Pato, Ederson e Jô com os dois primeiros sendo prata da casa do Beira-Rio.
Os jogadores do Lyon, Michel Bastos e Ederson foram revelados também por times gaúchos, o lateral-esquerdo começou no Pelotas e o meia debutou no futebol no antigo RS Futebol Clube de Alvorada.
Vale salientar que lista contém alguns erros, como ter posto Bruno Alves como brasileiro. O zagueiro do Zenit é filho de brasileiros (Zizinho, ex-zagueiro do Flamengo), mas é cidadão português (natural de Póvoa de Varzinha, cidade perto do Porto). Outro erro é a presença de Matuzalém como se estivesse sido vendido do Bayern para o Borussa M´Gladbach. O jogador joga na Lazio, nunca defendeu nenhum clube alemão.
Confira a lista: