Montagem Bota de Gaúcho/Posters UFC |
No início do ano, Dana White lançou seu plano, realizar o maior evento da história do UFC no Brasil em um estádio. A ideia era bater o recorde de público de 55 mil torcedores do UFC 129, em Toronto, em maio de 2011. O local escolhido era a cidade de São Paulo, o card principal das lutas de primeiro nível. As finais do reality show The Ultimate Fight Brasil (TUF) no peso pena e médio, a revanche entre Vitor Belfort e Wanderlei Silva, e como luta principal da noite, o campeão Anderson Silva contra falastrão americano Chael Sonnen. O presidente do UFC estava empolgado com o evento. “Este será o maior evento esportivo do ano. Maior que a NFL, que a NBA, pode escolher – o UFC 147 será maior. A luta entre Anderson e Sonnen será transmitida para mais de 150 países em 22 idiomas diferentes em 1 bilhão de lares”, disse Dana White.
Em março, surgiu o primeiro problema do UFC 147, sem local para ser realizado em São Paulo, o evento foi transferido para o Engenhão. O estádio do Pacaembu foi vetado e os organizadores não conseguiram fechar contrato com o Morumbi, por questões burocráticas.
Com o começo do reality show na TV Globo, a audiência do programa cresceu junto com a expectativa do público pela revanche entre Belfort e Wanderlei, após diversas polêmicas entre os técnicos do TUF.
Em abril, uma nova derrota para o evento, o confronto entre Anderson Silva e Chael Sonnen foi alterado para ser realizado em Las Vegas no UFC 148. O motivo da troca? Na mesma data, a capital carioca recebe a Rio+20, reunião ambiental da ONU. Em função disso, boa parte dos hotéis já estava com todos os quartos lotados. Com isso, o UFC 147 também trocou de local, sendo remarcado para o ginásio do Mineirinho em Belo Horizonte. A luta principal passou a ser a revanche entre Wanderlei e Belfort. E o combate entre Fabricio Werdun contra Mike Russow foi acrescentado ao card principal.
O golpe fatal para o maior UFC da história virar um evento sem brilho, ocorreu no final de maio, Vitor Belfort se lesionou, quebrou a mão num treino, tendo que ser retirado do card principal. Wanderlei Silva enfrentará agora o veterano americano, Rich Franklin.
Como desgraça pouca é bobagem, o UFC 147 nesta última semana teve mais uma baixa, um dos finalistas do TUF no peso médio, Daniel Sarafian se lesionou, sendo substituído por Serginho Moraes, que havia sido nocauteado por Daniel na semifinal. Uma das provas do enfraquecimento do evento é que fora do octógono houve baixa também. Galvão Bueno, narrador principal da Rede Globo e anfitrião do TUF, não narrará o evento. O escolhido para a locução é Sérgio Maurício, Galvão estará neste final de semana na próxima etapa da Fórmula 1 em Valência, na Espanha.
Confira abaixo, a ideia inicial de card principal das lutas e que como ficou...
O sonho de Dana White:
- Anderson Silva vs. Chael Sonnen;
- Wanderlei Silva vs. Vitor Belfort;
- Daniel Sarafian vs. Cezar Mutante (final médios TUF Brasil);
- Rony Jason Bezerra vs. Godofredo Pepey de Oliveira (final penas TUF Brasil);
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
A realidade do UFC 147:
- Wanderlei Silva vs. Rich Franklin;
- Serginho Moraes vs. Cezar Mutante (final médios TUF Brasil);
- Rony Jason Bezerra vs. Godofredo Pepey de Oliveira (final penas TUF Brasil);
- Fabricio Werdum vs. Mike Russow;
- Yuri Marajó Alcantara vs. Hacran Dias;
Local: Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte