quarta-feira, 25 de maio de 2011

As principais tragédias nos estádios brasileiros

Depois do post sobre as 10 maiores tragédias em estádios de futebol, fizemos uma busca sobre as principais tragédias nos estádios brasileiros.

1964 - Tragédia na Vila Belmiro



A primeira grande confusão ocorreu em 20 de setembro de 1964 na Vila Belmiro. O estádio atingiu o seu recorde de público com 32.986 pagantes, superlotou. Aos 6 minutos do primeiro tempo do clássico entre Santos e Corinthians, parte das arquibancadas não resistiu e desabou. Felizmente ninguém morreu, mas 181 pessoas ficaram feridas.
O jogo foi interrompido e adiado para o dia 30 de setembro no Pacaembu.



1969 - Confusão de torcidas no Morumbi

Cinco anos depois da tragédia na Vila Belmiro, mais uma vez no confronto entre Santos e Corinthians, desta vez no Morumbi, no dia 2 de março de 1969, um tumulto no jogo ocasionou o desabamento de um dos muros do estádio e matou um torcedor.

1973 - Inauguração e desastre no Estádio Albertão

Era 26 de agosto de 1973, o Piauí fazia a inauguração do estádio Albertão com o jogo Tirandentes-PI e Fluminense. O público lotou as arquibancadas com mais de 30 mil pessoas. Por volta dos 35 minutos do primeiro tempo, após sentirem tremor no estádio, um dos torcedores teria gritado "O estádio está caindo" ocasionando uma confusão. Uma das barras de segurança se rompeu e as pessoas começaram a cair no fosso. Pela imprecisão dos dados, não se sabe ao certo quantas pessoas morreram, mas os números variam de 5 a 7 pessoas que perderam a vida e centenas que ficaram feridas.

A tragédia possui várias versões do acontecido. Uma delas é que o motivo da pessoa ter gritado que o estádio estava caindo foi por causa de um tremor natural sentido quando um avião teria feito um rasante. E apenas 30% da obra estaria concluída.



1992 - Decisão e tragédia no Maracanã





Era a decisão do Campeonato Brasileiro de 1992, dia 19 de julho, clássico entre Flamengo e Botafogo na final da competição. Momentos antes dos times entrarem em campo, as grades que ficavam no primeiro degrau das arquibancadas cederam. Três pessoas morreram e 90 ficaram feridas. O jogo foi realizado normalmente e o Flamengo foi campeão.



1995 - Muro de Taubaté

Em 21 de novembro de 1995, em um amistoso dos time do Corinthians e do Taubaté, um muro do estádio da cidade caiu e 20 pessoas caíram no fosso. Cinco delas ficaram gravimente feridas.

2000 - Mais uma final e tragédia no São Januário





No dia 30 de dezembro de 2000, a final da Copa João Havelange também acabou em tragédia. O estádio São Januário estava lotado. Aos 23 minutos do primeiro tempo da partida, os torcedores começaram a fazer pressão na grade que separava a torcida do gramado para fugir de uma briga, porém a grade de 12 metros cedeu e 175 pessoas ficaram feridas.



2002 - Clássico no Estádio Brinco de Ouro da Princesa

Dois anos depois, dia 28 de outubro de 2002, no clássica da cidade de Campinas (SP), entre Ponte Preta e Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, antes da partida, 25 pessoas caíram de uma altura de quatro metros, após rompimento do alambrado. No jogo a Ponte Preta ganhou do Guarani por 4x2 e quebrou um jejum de 15 anos sem vencer o rival.

2007 – Classificação e a maior tragédia no futebol brasileiro





Era dia 25 de novembro de 2007, enquanto a torcida do Bahia celebrava a volta do time à Série B do Brasileiro, parte da arquibancada do anel superior do estádio Fonte Nova cedeu. As pessoas cairam da altura 20 metros. Foram 8 mortos e dezenas de feridos.

Twitter Facebook Favorites More