segunda-feira, 5 de setembro de 2011

40 eternas promessas gremistas

O Grêmio já revelou diversos jogadores que ganharam o mundo como Renato Gaúcho, Ronaldinho Gaúcho, Lucas Leiva, Anderson entre outros. Mas também há aquelas eternas promessas, que são atletas oriundos das divisões de base que contavam com grande expectativa de dirigentes e torcida. Entretanto, não vingaram no tricolor gaúcho, o Bota de Gaúcho traz agora 40 eternas promessas gremistas nas últimas duas décadas, você discorda, concorda ou acha que faltou alguém, comente.

Time campeão brasileiro sub-20 /Foto: Divulgação Grêmio
Goleiros

Andrey - O goleiro era apontado como grande promessa, também foi ofuscado por Danrlei e não recebeu nenhuma oportunidade no time principal. Foi campeão mundial sub-20 pelo Brasil em 2003. Depois de uma passagem pela Romênia e também pelo time do Cruzeiro, atualmente defende o Criciúma na série B.

Marcelo Pitol - Recebeu poucas oportunidades devido a década Danrlei no Grêmio, hoje defende o Icasa na série B.

Cássio - Goleiro titular da seleção brasileira sub-20 de 2007, recebeu poucas oportunidades no Grêmio. Foi vendido ao PSV onde pouco joga.

Laterais

Luiz Felipe - Lateral que bate bem na boa, dizia tratar-se de um novo Arce no estádio Olímpico. Não conseguiu se firmar foi emprestado diversas vezes e atualmente joga a série B pelo Americana.

Bruno Telles - Jogou algumas partidas no Brasileirão de 2007 e depois sumiu, atualmente está jogando no Vitória de Guimarães de Portugal. Deve ter um bom empresário.

Ânderson Pico - Foi promovido por Mano Menezes em 2007, o lateral se destacava pelos fortes chutes e cobranças de arremessos laterais com muita força, que lembram um escanteio. Entretanto, após uma série de atuações ruins, saiu da equipe. Em 2008, voltou das férias acima do peso e teve de se esforçar muito para tentar ficar na sua condição física ideal. No final de 2008, foi posto de lado pelo técnico Celso Roth. Atualmente defende o Juventude na série D.

Helder - Lateral promovido aos profissionais do Grêmio por Celso Roth em 2008. Naquele Brasileirão, apesar de seus altos e baixos na equipe terminou a temporada como titular do time, sempre contestado pela torcida, devido ao seu pouco poder ofensivo. No ano seguinte foi emprestado, atualmente  defende o Figueirense.

Zagueiros

Gabriel - Era apontado como novo Scheidt, atualmente joga no poderoso Chernomorets da Bulgária.

Caçapa - Zagueiro jovem veloz era considerado o futuro da zaga do Grêmio, mas foi o futuro da zaga do Canoas, equipe que já defendeu por 2 temporadas. Hoje encontra-se no América-RN.

Thiego - Zagueiro lançado por Mano Menezes em 2007, teve ótimo início improvisado no lateral-esquerdo, depois foi testado na direita por Paulo Autuori. Foi quando jogador mostrou toda sua limitação técnica. Ainda pertence ao Grêmio está emprestado ao Bahia.

Renato - Zagueiro lançado por Tite em 2003, com fama de esquentado durou pouco no grupo principal. Atualmente está jogando no Fátima de Portugal.

Heverton e Wágner - Dois zagueiros eram chamados de as torres gêmeas da zaga dos juniores gremistas, devido altura e imponência física dos dois atletas. Heverton recebeu uma ou duas oportunidades entre os profissionais e hoje estão sem clube. Já Wágner teve mais chances no grupo principal do Grêmio, mas também não teve sorte no tricolor gaúcho. Atualmente defende o Benevento da Itália.

Volantes

Djair - Era apontado como novo Dinho, destacava-se pelo grande número de cartões vermelhos. Joga no Cerâmica atualmente.

Gavião - Subiu para os profissionais junto com Ronaldinho Gaúcho e Rodrigo Gral, serviu seleções sub-17 e sub-20. Mas no Grêmio sempre foi contestado com muitas oscilações no seu desempenho. Se aposentou este ano no Pelotas com apenas 31 anos.

Emerson Leal - O técnico Tite lançou o volante como grande promessa em 2001, ele começou bem, mas logo decaiu e enfrentou problemas cardíacos que o afastaram dos gramados. Retornou aos campos e jogou o último Gaúchão pelo Canoas.

Leanderson - Era apontado como volante que sabia jogar, só esqueceu jogar. Hoje engana no Ipatinga na série C.

Glauber - Pouco jogou no time que foi rebaixado para série B em 2004, mas também não tinha muita habilidade. Atualmente defende o América Mineiro.

Bruno Coutinho - Foi capitão do Grêmio nas divisões de base, mas teve poucas chances no grupo principal. Atualmente esta atuando há 5 anos na Polônia e inclusive já cogita se naturalizar para defender a seleção polonesa na Euro 2012. Em 2010 foi eleito o melhor volante atuando no país, ele defende o Polonia Warszawa.

Tiago Dutra - Titular da seleção brasileira sub-17 no mundial de 2007, não teve chances nos profissionais do Grêmio. Foi vendido em 2009 ao Villarreal, onde ainda permanece.

Bruno Renan - Atleta promissor que chegou despertar interesse do Chelsea foi vendido junto a Tiago Dutra ao Villarreal. Depois de jogar uma temporada pelo time B na Espanha retornou para as divisões de base do Grêmio. Como não foi aproveitado no grupo principal foi vendido ao Shakhtar Donetsk da Ucrânia.

Nunes - Bom marcador e só, jogou bem na série B. Atualmente defende o Pelotas.

Pansera - Lançado por Emerson Leão no Grêmio, chegou a botar o argentino Astrada no banco. Depois desapareceu só sabia marcar. Hoje defende o Ypiranga de Erechim.

Meias

Carlos Alberto - Em 1995, logo aos 16 anos, o meio-campista participou do time campeão da América. O garoto também foi capitão da Seleção Brasileira vice-campeã no Mundial Sub-17 do ano. Era dado como uma das grandes revelações do Tricolor, e sempre recebia chances do técnico Felipão. Porém uma grave lesão no joelho afastou suas chances de ser um grande. Hoje disputa a Copa FGF pelo Aimoré, aos 33 anos.

 - Meia canhoto, habilidoso só se esqueceu de mostrar isto no Grêmio. Com 33 anos jogou o último gaúchão pelo Canoas.

Bruno ‘Soneca’ - Apontado como sucessor de Ronaldinho no Grêmio, com 15 anos já tinha propostas do exterior, o tricolor segurou o jogador, mas futebol que bom ele não apresentou. Era vaiado pelo torcida, que o apelidou de ‘Soneca’ devido a sua lentidão na condução do jogo. Bruno já rodou por diversos clubes inclusive o Porto Alegre de Assis Moreira, hoje engana no Consadole Sapporo do Japão.

Elton - Velocista canhoto jogou na sub-20 de 2003, no Grêmio era lembrado pela quantidade de gols perdidos. Não durou muito no tricolor, atualmente defende o Naútico na série B.

Maylson - Titular no seleção brasileira sub-20, vice-campeã mundial em 2009, até hoje é uma incógnita no Grêmio. Atualmente o tricolor gaúcho emprestou o atleta ao Sport Recife para adquirir experiência.

Rodrigo Gasolina - Garoto de Alegrete se tinha grande expectativa sobre este jogador que não vingou no Grêmio. Perambulou por clubes do interior gaúcho. Defendeu o Guarani de Venâncio Aires na segundona do Gaúchão este ano.

Leônidas - Revelado em 1994 por Felipão, no Grêmio não deu certo jogou no Benfica e diversos times da Rússia. Encerrou a carreira em 2008 pelo Penaguião de Portugal.

Atacantes

Guilherme Weishmer - Lançado por Claúdio Duarte num Grenal em 1999 onde fez um gol, era grande esperança como centroavante. Hoje atua no Ermis Aradippou do Chipre.

Rodrigo Gral - Ponta-direita promissor era apontado como substituto de Paulo Nunes, fez parceria com Ronaldinho Gaúcho na seleção sub-20 em 1999 e conquistou o Gaúchão daquele ano pelo Grêmio. Depois seu desempenho decaiu, se aventurou pelo Japão, Qatar e hoje esta sem clube, após defender o Santa Cruz do Recife.

Cesar Santin - No Grêmio marcou o gol contra o Juventude que classificou a equipe para semifinais do Brasileirão de 2002. Depois não recebeu mais chances, atualmente faz sucesso no futebol dinamarquês no Copenhague.

Marcelinho - Velocista lançado com 16 anos por Adilson Batista em 2003 caiu nas graças da torcida. Mas com rebaixamento de 2004, e o excesso de gols perdidos deixou o Grêmio. Hoje atua no Caxias no serie C.

Tavares - Era apontado nas divisões de base como grande centroavante freqüentou seleções brasileira sub-15 e sub-17, no time principal tricolor quase nenhuma chance. Está jogando no temido NK Maribor da Eslovênia.

Waldison - Atacante destaque de Copa São Paulo de Juniores no grupo principal jamais jogou bem. Hoje encontra-se no Boa Esporte na série B.

Samuel - Mais conhecido como ‘Samuca’ pela torcida do Grêmio fez seus gols na série B em 2005, mas depois foi emprestado ao Juventude e sumiu dos grandes times. Atualmente retornou ao futebol gaúcho para defender o Pelotas.

Aloísio - Era tratado como um dos grandes talentos jovens no Grêmio. Atuou algumas partidas pelos profissionais em 2007. No mesmo ano, voltou aos juniores e se envolveu em uma briga na final do Campeonato Gaúcho da categoria, contra o Internacional. Este ano foi campeão catarinense e um dos destaques da Chapecoense. E com bom campeonato foi contratado pelo Figueirense.

Roberson - Atacante veloz foi lançado junto a Douglas Costa no grupo principal, mas até hoje não convenceu a torcida tricolor. Foi emprestado ao Sport Recife para ganhar experiência.

Bérgson - Em 2009 disputou o Campeonato Brasileiro Sub-20, sendo um dos destaques da campanha gremista. No ano seguinte foi promovido ao plantel profissional, mas teve poucas oportunidades no time titular pela sua falta de experiência e pela concorrência com jogadores de renome no futebol nacional. Em 2011 foi emprestado ao Suwon Samsung Bluewings, clube da Coréia do Sul. Porém, não se firmou e retornou ao Grêmio. Atualmente está emprestado ao Vila Nova de Góias.

Twitter Facebook Favorites More